sábado, 15 de maio de 2010

Refletindo sobre a SI

Penso que tecnologia e tudo que utilizamos em sala de aula e para preparar uma aula, e não somente o computador e a internet. Não podemos restringir agora o uso dessas tecnologias a uma boa educação e um bom trabalho, e dizer que somente dessa forma o professor terá sucesso e estará inserindo seus alunos em uma nova pedagogia. Digo isto porque não me sinto menos capaz de desenvolver um trabalho inovador na minha escola só porque não temos internet, e nem muito menos os alunos têm. Mas sinto que são tantas conquistas sociais na comunidade e na vida dos alunos, que a escola proporciona, que com certeza faz a diferença na vida deles.
Entendo que o uso do computador na educação tem o objetivo de facilitar a construção do conhecimento, e a construção e elaboração do processo de aprendizagem. Mas e quando não se tem isso? O que fazer? Será que somos menos privilegiados?
Tenho certeza que não, pois o uso dos computadores para estudantes e para o professor é essencialmente para a pesquisa, mas todos sabem que o único lugar para se pesquisar não é na internet. E nesse mundo cada vez mais informatizado, a escola só terá qualidade se integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico.
Segundo Paulo Freire (2005), a educação sozinha não transforma o mundo, mas transforma as pessoas e, essas sim, transformam o mundo. A necessidade de formar professores autônomos comprometidos, que insiram em sua prática docente a busca constante de informação e atualização profissional para realizar um bom trabalho, é urgente.
Mas não podemos limitar esta pratica somente ao uso do computador e internet, pois ensinar a aprender são desafios que o professor encontrou em todas as décadas de ensino, e a internet é somente mais um desafio de saber usar, de ter um objetivo de quando usar e para quê usar. E não se limitar a este trabalho como a única fonte de conhecimento.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais!! Trazes uma crítica muito pertinente ao uso das tecnologias, pois, como estamos debatendo ao longo do curso, elas precisam ser entendidas, primeiramente, como um meio e não como um fim da educação. Abraços!!