segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Leituras...

Leitura Cultura e Leitura Funcional

Nesta semana estive observando os hábitos de leitura em nossa escola e em casa, me perguntei o que de fato faz uma pessoa gostar mais ou menos de ler, porque existem pessoas que lêem um livro por mês e outras que nunca terminaram um livro? Qual o papel da escola, família e sociedade diante estes fatos? Penso que precisamos formal em nossas Escolas cidadãos que lêem por cultura que gostem de ler, que tornem este um hábito, porque todos têm direito de ter mais cultura em suas vidas, de ter acesso a ela.
O que a maioria das escolas estão formando são sujeitos que lêem de uma forma funcional, usam a leitura de uma forma mecânica, ela é centralizada no modo funcional da escola, ou seja, só se lê para produzir o conhecimento necessário, e não de uma forma descentralizada onde se busca o conhecimento como um todo, desenvolvendo um manifesto cultural.
Os alunos só lêem o que estão nos livros didáticos.
A leitura não pode ser somente escolarizada, ela precisa ultrapassar os muros da escola e atingir toda a comunidade. Promovendo assim uma diversidade cultural.
Penso que precisamos de ações de políticas públicas eficazes, onde possam surgir das escolas espaços de cultura e leitura para toda a sociedade.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais, ótimos questionamentos. Nos levam a pensar sobre a importância da leitura e em como promovê-la com qualidade.
Abração