sábado, 22 de maio de 2010

Reflexões sobre a SI

Sabor e Saber
Nesta semana só posso comentar sobre a união do sabor com o saber, literalmente falando, trabalhar com o tema sobre a alimentação foi esta união. Juntar a alegria de brincar, construir, aprender e comer bem, é o caminho para um projeto de sucesso.
Observei que este projeto uniu muito mais que o sabor e o saber, uniram professor, alunos e comunidade escolar, o projeto proporcionou uma diferenciação entre alfabetizar que é a apropriação da leitura e da escrita com o letramento que é a pratica do uso da leitura e da escrita. Pois todos perceberam ao criar a receita, ao participar das atividades, que ler e escrever são realmente importantes para suas vidas e que tem um uso social.
Percebeu-se na pratica de alfabetizar letrando que ensinar a ler e escrever mostrando a aplicação desse novo conhecimento, é a verdadeira finalidade da leitura e escrita, é como dar um sentido ao nosso trabalho. O aluno com este projeto percebeu o quanto é importante saber ler e escrever através do sabor, do lúdico e do prazer em aprender.
E é muito importante a intenção do professor para este projeto dar certo, pois sem a intervenção do mesmo, em todos os momentos, o projeto ficaria sem objetivo e sem um por que.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais!! Muito legal a tua postagem, pelo processo descrito e pelas descobertas que ele proporcionou. Abração