quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Outro ponto positivo foi alguns trabalhos que revisitei, um exemplo é o trabalho sobre aprendizagens, que depois de olhar o filme Ms. Holland “Adorável Professor”, escrevi outro texto modificando meu pensar sobre o assunto ou corroborando sobre o mesmo.

Vejo que nesta época (2º semestre) minhas aprendizagens e postagens eram muito mais ligadas as aulas, aos alunos e aos conteúdos em si, hoje analisando minhas últimas postagens notei que escrevo e penso mais na escola como um todo, não somente na sala de aula. Minha fala e reflexões são num contexto geral da escola, e isto acho bom, pois o que sempre percebi nas aulas em geral, na UFGRS, é ter este olhar além dos muros da escola e ensinar além dos livros didáticos, informando e levando o aluno a refletir e a ter um pensamento libertador.

Como li no texto de Charlot (interdisciplina de ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO), aprender é apropriar-se do que foi aprendido, é tornar algo seu, é "interiorizá-lo". Contudo, aprender é também se apropriar de um saber, de uma prática, de uma forma de relação com os outros e consigo mesmo... que existe antes que eu a aprenda, exterior a mim. A problemática da relação com o saber recusa-se a definir a aprendizagem partindo apenas do movimento daquele que aprende ou das características daquilo que é aprendido. O que importa, como já se explicou, é a conexão entre o sujeito e o saber, entre o saber e o sujeito.

O que é aprendido só pode ser apropriado pelo sujeito se despertar nele certos ecos: se fizer sentido para ele. As relações com o mundo, com os outros e consigo que a apropriação de uma ou de outra forma do patrimônio pressupõe e desenvolve não são as mesmas; não é entrar na mesma figura do aprender, não é assumir a mesma postura.

Esta definição é exatamente o que aconteceu comigo no curso da UFGRS, assumi uma nova postura diante do mundo, as aprendizagens foram interiorizadas em mim, apropriei-me, porque representou um eco, me apaixonei, porque aprender é apaixonar-se, é preciso fazer com prazer, amor e sabor.

Exemplo do texto retirado do blog onde mostra uma reformulação das respostas diante as novas aprendizagens:

A aprendizagem ocorre apenas na escola?
Não. A aprendizagem não se detém nos limites da escola, sendo importante à interação com meio extra escolar, onde o educando possa socializar saberes.

Complemento da resposta anterior: De acordo com o filme Ms. Holland “Adorável Professor” pude ver de uma forma muito emocionante como a aprendizagem se deu, pois ele saiu dos limites da escola, fazendo com que suas aulas e ensinamentos fossem além desse ambiente e abrangesse a vida dos alunos, ensinando para a vida deles, para que utilizassem dessa aprendizagem nas suas vidas.
O que fez eu ver o quando o professor deve ser presente nas vidas dos alunos, pois ele pode modificar a vida deles.

2- Quando o professor "ensina", sempre ocorre aprendizagem?
A aprendizagem se dá quando o aluno interage com o professor em uma troca de saberes.
De acordo com o filme também pude ver que não, ele era um professor que sabia muito o conteúdo que iria ensinar, mas não tinha a didática para isto. Assim não ocorria a aprendizagem. Ele precisava interagir com seus alunos, ele ficava muito distante deles, não queria nem saber o nome dos alunos, nada de suas vidas e nem de suas aprendizagens anteriores.
Quando ele se deu por conta que assim ele não estava atingindo seus alunos, começou a perceber mais os mesmos, conhecendo-os, interagindo e assim modificando sua forma de dar aulas e até mesmo ultrapassando as barreiras de uma escola tradicional. Ele inovou, ousou e se apaixonou pela educação, o que fez uma grande diferença para ele e seus alunos.



Um comentário:

Rosangela disse...

Thais!!!

parabens por sua reflexão, cito a seguir frases que utilizastes que achei barbaras:
"olhar além dos muros da escola e ensinar além dos livros didáticos, informando e levando o aluno a refletir e a ter um pensamento libertador".
"... assumi uma nova postura diante do mundo, as aprendizagens foram interiorizadas em mim, apropriei-me, porque representou um eco, me apaixonei, porque aprender é apaixonar-se, é preciso fazer com prazer, amor e sabor".
pude ver de uma forma muito "... emocionante como a aprendizagem se deu, pois ele saiu dos limites da escola, fazendo com que suas aulas e ensinamentos fossem além desse ambiente e abrangesse a vida dos alunos, ensinando para a vida deles, para que utilizassem dessa aprendizagem nas suas vidas".
abraços
rosangela