quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Revisão do Curso 2010

Ao ler meu blog, primeiramente senti um certo desgosto pelos erros de português que são muitos. Não que agora eu esteja escrevendo perfeitamente, mas procurei melhorar ao longo do curso minha postura diante ao falar e escrever. Senti que merecia este amadurecimento por que minhas ideias são boas - modesta a parte – gosto dos textos que leio, ainda penso da mesma forma pra mais, porque quando entrei na UFRGS sabia o que queria da vida e apostei nisso, ou seja, no meu crescimento.

Algo que notei é que coloquei imagens, dos alunos, sem autorização para isto. Ao escrever os textos pensava que era para escrever algo sobre cada disciplina, sobre o conteúdo em si, e depois fui modificando meu pensar e vendo que poderia escrever coisas que pensava e acreditava sobre a educação em si, num contexto geral.

Depois ao ler as postagens de Artes Visuais, me deu saudades, da turma (alunos), da época e principalmente de trabalhar a disciplina que tanto gostei, um pouco da escolha do meu TCC se deu aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Artes Visuais, Literatura Infantil e Ludicidade.

Gostei muito do filme (Ms. Holland – Adorável Professor) e o olhar que depositamos nele ao discutir o que é aprendizagem, algo bem presente no nosso dia a dia, e quando paramos para pensar “quando é que o aluno aprende?”. Como se faz uma aprendizagem significativa? Discussões que abriram uma nova linha de pensamento e um novo jeito de discutir, ou seja, uma ferramenta nova para mim até então, que é o fórum.

Estudar na UFGRS foi e ainda é, uma aprendizagem além da área da pedagogia, ela ultrapassou os muros da escola e hoje podemos dizer que modificou além, ela abriu oportunidades de colocação no mercado de trabalho, ela aumentou a auto estima, interferiu nas nossas casas, com nossas famílias ao tornarmos letradas da tecnologia, ela nos posicionou melhor diante ao modo de pensar e olhar o mundo, e ao modo de fazer educação.

Um comentário:

Rosangela disse...

Thais
Fiquei muito feliz ao ler a tua reflexão, pois descreves de forma objetiva teu aprimoramente. Parabens!
abraços
Rosangela