sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aspectos Culturais

Durante o semestre cursando a interdisciplina de Linguagem lembrei-me de um caso bem intrigante que gostaria de relatar, não sei ao certo a autoria, mas é o caso de um aluno que não sabia escrever no 3º ano e escondia isso da professora, e sempre que ela mandava escrever um texto com determinado tema ele fazia de conta que estava escrevendo. E o mais interessante que quando solicitado para ler o texto na frente da turma ele lia (o papel em branco) e sua redação sempre era a mais bonita, a mais criativa. O aluno inventava tudo, de acordo com sua vivencia e conhecimento.
Como falta esta base, importassíma para o letramento e a alfabetização, a base de tudo, a família, o acompanhamento de um adulto, os saberes passados em gerações, os conhecimentos prévios, hoje as crianças vêm para a escola sem nenhum conceito de família, sem nenhuma bagagem positiva, somente aquelas marcas que agem negativamente na aprendizagem. A escola trabalha para verbalizar os conheciementos pré estabelecidos, é o saber ser e o saber dizer algo, ela transforma práticas sociais. Culpam a escola por todo o fracasso social que há no país. Colocam que o principal motivo da pobreza é a falta de escolarização e deixam de lado toda a falta de cultura de um problema social.
O Brasil está cheio de exemplos de pessoas com baixa escolaridade e muita ascensão profissional, pois a escola nem sempre ensina a pessoa ser empreendedora, que é uma das marcas do sucesso. Outro fato é que o analfabetismo é uma das principais razões do ciclo permanente de pobreza e subdesenvolvimento em que muitos países se en­contram. Como é comum ver pais analfabetos e filhos também, como é difícil quebrar este círculo, falta incentivo, motivação, para que haja uma mudança significativa na vida dessas pessoa.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

E como achas que a escola poderia modificar um pouco esses aspectos culturais? Abração!!

Thais Natali disse...

Oi Simone, com certeza já resondi esta pergunta na banca, né...pois acho que somente com aquelas reformas que poderemos modificar a estrutura da escola...
beijos e feliz Natal