segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Decisão

Vejo que a faculdade –UFRGS- sempre trabalhou, deste o início dos semestres, fazendo os alunos a questionar-se e refletir sobre algo a ser estudado, nunca ganhamos nada pronto, nenhuma opinião foi dada a nós como a única verdade, mas sim precisamos argumentar e mostrar evidências sobre nossos pensamentos. Pelo menos para mim foi assim. Comecei devagar, sem muita motivação de crescer tanto, mas aos poucos, ou você vai ou fica. E estes semestres -7,8 e 9- foram um divisor de águas, onde ninguém poderia ficar em cima do muro, precisamos mostrar nossas ideias e questionar o que estamos acostumados a aceitar. Precisamos lutar, nem que seja com palavras, por uma educação mais eficaz e para todos.

Pensamos como estes foram levantados em muitos momentos: Ou você é contra ou a favor da inclusão nas escolas? Qual método você utiliza em sala de aula? Como a aprendizagem ocorre? Como pensa um adulto? O que diz os textos de Maturana? Será que você concorda com o autor quando diz: "TODO FAZER É UM CONHECER E TODO CONHECER É UM FAZER"? E o que diz Kant? Nem todos somos feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação. Inversamente, há necessidade de homens que tenham, como ideal de vida, o exercício e a cultura do pensamento”? Ou devemos olhar os textos de Piaget onde diz que todos têm capacidade de aprender, mas com possibilidades diferentes.

Diante que todos os textos, discussões em Fóruns, pesquisas e construções escritas, foi realmente, impossível ficar em cima do muro, precisamos seguir ideais, ter convicções de o que é educação, e como aprendemos, precisamos exercitar a fala de que educação é para todos, porque no papel é muito bonito, mas o que estamos fazendo para isto? O que mudou neste semestre? Sem sombra de duvidas foi o olhar e o fazer.

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