quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ser ou Estar

Outubro 8

Penso que uma boa interdisciplina é aquela que não responde nossas perguntas, mas que nos torna mais críticos, curiosos e capazes de querer saber cada vez mais. Ela coloca uma pulga atrás da orelha, literalmente falando, ela nos instiga e questiona e assim achamos cada vez mais perguntas em vez de uma resposta única.
Gestão foi assim, me questionou quanto ao Ser ou Estar diretor, pois estar diretor é a moda na gestão ultimamente em todas as escolas, todas as pessoas dizem: “não Sou diretora e sim professora, eu Estou diretora”, dando enfase ao fato de que na maioria (tirando onde já há eleições para diretor) o cargo ainda é de confiança do prefeito, ou uma função gratificada.
Mas aprendi que ser gestor é, entre tantas funções e características à ele atribuídas, permitir que as pessoas aprendam a lidar com as diferenças, aprender a conviver com aqueles que pensam e agem de modo diferentes, respeitar opiniões, saber lidar com tudo isso, com competência, paciência, comprometimento, com força, com trabalho coletivo, em um ambiente democrático, oferecendo subsídios teóricos, articulando, ouvindo, olhando, analisando e amando.
Um bom gestor sabe comentar e analisar experiências bem sucedidas, sabe definir propósitos, atribuindo responsabilidades e condições previamente estabelecidas, ele sabe aproveitar a diversidade e pluralidade do local onde está inserido e ressalva os resultados e as ações para todos.
Sei que é um trabalho difícil, tem muitos fatores que dificultam este processo, que são muitas as atribuições, mas é um trabalho coletivo, não estamos sozinhos, um fortalece o outro, um grupo tem sua força quando bem orientado.
Eu me sinto preparada para este cargo porque sou assim, tenho estas características, então não Estou diretora, Sou diretora, e mesmo que não esteja mais um dia, estas são minhas característica quanto pessoa assim posso me chamar não apenar de Educadora mas de diretor-educador.

Nenhum comentário: