quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O passado não se esquece, fica no inconsciente.

Outro ponto muito forte que quero destacar no meu processo de aprendizagem durante estes semestres na UFRGS, é a interdisciplina de Tecnologia, na qual meu desempenho foi de nota “C”, a única de toda a jornada, isto se deu por conta que não gosto muito desse tipo de tecnologia, de blog, PBWIKI, Software, sejo isto como uma ferramenta muito importante, mas não ainda presente na vida das escolas, alunos e professores.

Assim se torna muito difícil ensinar algo que nem nós mesmos conhecemos, analisar algo que dificilmente usaremos (devido a realidade das escolas), sejo a tecnologia como a escola ideal, a de nossos sonhos, trabalhar com Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador, é um sonho a ser trabalhado, mas ainda surreal, pois a realidade é bem diferente, e não preciso aqui enumera-la, pois todos sabemos da situação da educação.

Outra interdisciplina que valeu noites em claro foi Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia, nossa, muito difícil, penso que toda aprendizagem está ligada a nosso psicológico e ao nosso desenvolvimento cognitivo.

Relendo os textos trabalhados pensei nessa frase: O conhecimento, a cultura, portanto, do ponto de vista de Winnicott, podem ser algo de que a gente se apossa, ou algo que se apossa da gente. Achei bem interessante e concordo que depois de algum tempo convivendo em certas culturas, as pessoas começam a pensar parecido. É como uma contaminação, e assim fica difícil modificar a realidade existente. É o fato que devemos sempre refletir sobre a realidade, ver todos os lados e assumir uma postura profissional diante a mesma.

Não é só possível casar a psicanálise com a educação, mas como que algo essencial. Educar, hoje, não é mais transmitir conhecimentos acumulados pelas gerações e nem assumir uma atitude de maestria em sala de aula. Também não bastam as técnicas de construção do saber pautadas no imaginário ou no Simbólico. Educar é estabelecer novos laços com o real. Laços que vão além do sentido e da significação.

A psicanálise está presente em tudo, deste os mecanismos de devesa encontrados em sala de aula, na transferência de alunos com os professores, até mesmo nas fases de desenvolvimento das crianças, no brincar com um olhar pedagógico. Tudo está voltado para a psicanálise. E é essencial que nós professores temos está visão do que é, e como ela pode nos ajudar no nosso cotidiano.

Não podemos achar que psicanálise é algo somente para escolas com alunos com necessidades especiais, mesmo que, com a inclusão destes alunos em nossas escolas temos o grande desafio de mostrar que a escola é para todos, sem diferenças. A abertura para a psicanálise em escolas regular é um grande avanço para a aprendizagem. Assim posso citar um trecho do livro de Kupfer que mostra bem a realidade do porque precisamos trabalhar a psicanálise com a educação: "Se é possível pensar em uma educação especial psicanaliticamente orientada, pode-se imaginar que haverá também espaço para uma educação psicanaliticamente orientada". (2001, pg. 116).

Como me referi no início, estudar psicologia, exige muito mais que leitura e discussão, exige uma auto disciplina e um olhar sobre o outro. Não podemos julgar alunos e nem comportamentos, precisamos entender o Porque de tudo isto. Entender os conflitos e os mecanismos que estão presentes nos atos.

Um comentário:

Rosangela disse...

Thais

Dome a tecnologia, faça dela uma aliada, pois ela pode nao estar tão distante assim da realidade das escolas.
Destaco ainda duas frases que sua reflexão que considerei de suma importancia:
"Educar é estabelecer novos laços com o real. Laços que vão além do sentido e da significação".

" ... estudar psicologia, exige muito mais que leitura e discussão, exige uma auto disciplina e um olhar sobre o outro. Não podemos julgar alunos e nem comportamentos, precisamos entender o Porque de tudo isto. Entender os conflitos e os mecanismos que estão presentes nos atos".
abraços
rosangela