segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Outubro 5

Talvez trabalhar o quarto semestre tenha sido o mais prático de todas as interdisciplinas. E para mim foi o semestre que eu estava mais ligada na sala de aula, de uma forma mais presente, pois tinha uma turma muito boa de trabalhar, que possibilitava o desenvolvimento dos conteúdos teóricos para que fossem colocados em prática.

Estes mesmos conteúdos de Ciências, Matemática e Estudos Sociais foram colocados novamente em prática durante o estágio supervisionado. Lembro que as primeiras aulas que foi planejar para o estágio senti um pouco de dificuldade para a elaboração dos conteúdos, depois que fui me dar conta que tinha todos os conteúdos que necessitava nas interdiciplinas já trabalhadas. Utilizei então as aulas e exercícios que havia planejado no quarto semestre, adaptando para a turma que tinha.

Foi realmente uma outra visão dada nestas interdiciplinas, trabalhar a iniciação científica, a matemática como algo concreto, e os índios e as diversas culturas como algo para se refletir, foi uma experiência única. Não que já não se trabalhava dessa forma, mas as portas se abriram para novos conhecimentos e formas de se pensar sobre o mesmo assunto. Depois de aulas como estas é impossível, por exemplo, dar uma figura de índio para um aluno pintar, aquele indiozinho feliz morando na sua toca. É impossível dar continhas de soma e subtração sem utilizar o concreto, sem ilustrar e questionar o aluno sobre as diversas representações que a matemática têm no nosso dia a dia.

Um comentário:

Rosangela disse...

Thais

Fiquei satisfeita ao ler tua reflexão, pois conseguiste colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
abraços
rosangela