quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ler é saber

Antigamente se acreditava que o conhecimento era transmitido, que passava de uma pessoa para outra. É claro que, por mais que se esforçasse talvez nosso professor de Português não tivesse conseguido nos transmitir as regras de concordância nominal ou verbal, por exemplo. Regras estas que muitos de nós não aplicamos corretamente no dia a dia. Mas mesmo assim passamos de ano e sempre que necessário estamos pesquisando para poder escrever uma carta mais formal ou tirar uma dúvida de um aluno. Na verdade o que “aprendemos” na época não é um conhecimento de fato, pois penso que uma das características da aprendizagem é ser aplicável. Ou seja, dificilmente falamos no modo correto e escrevemos, não faz parte do nosso dia a dia a fala e a linguagem culta do Português. Não basta saber algo, precisamos usá-lo.
Pesquisando observei em algumas estatísticas que 46,8% dos alunos de 14 anos não sabem ler e escrever.
A pesquisa considera analfabeto funcional a falta de domínio de habilidades como leitura, escrita, cálculos, ciências, em correspondência a uma escolaridade de até três anos do Ensino Fundamental ou antigo primário.
Entretanto, é necessário chamar atenção de que, sendo a leitura uma atividade, uma conduta, uma ação que implica níveis de desempenho, determinadas habilidades e competências, o ato de ler nem sempre é passível de objetivação. Ele também implica motivos, desejos, paixões, vontade, enfim um conjunto de fatores. As habilidades de ler e de escrever, por exemplo, são habilidades que, quando aprofundadas, implicam outras habilidades como as de observar, perceber, analisar, interpretar, transformar informações em conhecimento, etc.
É a partir da leitura que o aluno pode compreender e entender a realidade em que está inserida e chegar a importantes conclusões sobre o mundo em que vive e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e do suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento, essas habilidades ultrapassam a uma simples decodificação, na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais, trazes considerações bem interessantes sobre a leitura e a escrita. Como estás trabalhando com elas em sala de aula? E como percebes o trabalho da leitura e escrita na tua experiência como aluna do PEAD? Abração, Sibicca