segunda-feira, 14 de junho de 2010

Construção

Penso que tudo na vida é em forma de construção, com a forma de uma pirâmide, pois se não tivermos um bom alicerce, uma boa base, bem firme, consistente, não poderemos chegar até a ponta. Na educação a base, o alicerce é a formação teórica, é o pensar e o refletir sobre nossos objetivos. Foram 7 semestres de formação para agora realizar nosso verdadeiro dom de ensinar. E o que mais eu aprendi nisso tudo foi que a vida continua, que as crianças são a continuidade de nossas aprendizagens, é para elas que nos esforçamos tanto e vem delas a recompensa de nossos estudos e dedicação.
Refleti muito nesses dias e cada vez mais obteve a certeza de como diz Paulo Freire: “Educação é um ato de amor e coragem”, penso nessa frase em todos os sentidos na minha vida. Sei que foi muito difícil conciliar tudo, não sei de onde vem a força e a esperança, mas consegui e sei que o melhor para eles e para mim foi feito, pois a base era forte e assim pude subir ao topo com firmeza, amor e coragem.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Educar é....

Trabalhar com o tema sobre lixo, meio ambiente, consientização, natureza, é um tema que não acaba nunca, este projeto faz parte do dia a dia da escola e da turma. É ótimo ver o lado positivo que o projeto traz para a escola e para seus alunos, mas também é triste ver, às vezes, que muito do que foi falado não será cumprido. No passeio ao Jardim Botânico, depois de muito se falar, pesquisar, descobrir e refletir sobre o tema do meio ambiente e sua preservação em sala de aula, vi um aluno meu jogar um papel de bala no chão. Fiquei muito triste com o ocorrido e todos perceberam minha indignação.
Sei que 100% é um número muito alto de alcançar, e meu prazer em ver quase todos interagindo e descobrindo coisas novas no passeio ao Jardim Botânico, foi maior que a frustração.
Precisamos plantar sementinhas nos nossos alunos para que aos poucos possamos transformá-los em futuros educadores ambientais, bem como cidadãos de respeito, coisas que nosso país precisa muito.
Talvez a árvore demore a crescer, talvez nem cresça como pretendemos, mas o que vale é que nós professores, sonhadores e idealizadores, por uma educação melhor e mais eficaz, devemos continuar semeando e cultivando essas sementinhas, o que não podemos deixar de fazer é plantar, pois assim estaremos cruzando os braços para tudo que acreditamos.
Em FIM ...“Educar é fornecer os meios e acompanhar processo de desenvolvimentos”.