Minha reflexão individual quanto às possibilidades de aprendizagem, dificuldades encontradas na metodologia, vantagens desta metodologia na pratica em sala de aula.
As possibilidades para se trabalhar com projetos em sala de aula são muitas, uma delas é que é preciso haver uma pesquisa sendo que esta mesma incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Ela estabelece um processo de formação do sujeito crítico e criativo que encontra no conhecimento a arma mais potente de inovação.
A aula que apenas repassa conhecimento não deixa o aluno criar, ele vira um objeto na aprendizagem, a aula vira um treinamento. A aula copiada não constrói nada, e por isso não educa ninguém.
A pesquisa em grupo, ou individual, como parte de um projeto, faz parte de uma educação emancipatória pelo motivo que somente um ambiente de sujeitos gesta sujeitos. A pesquisa se alimenta da dúvida, de hipóteses alternativas de explicação e da superação constante de paradigmas, a educação alimenta o aprender a aprender.
A criança é por vocação um pesquisador pertinaz, compulsivo. A escola, muitas vezes, atrapalha esta volúpia infantil, privilegiando em excesso disciplina, ordem, atenção, imitação do comportamento adulto, como se estivesse na escola para escutar e fazer o que os outros mandam.
Na construção do saber é necessário que o aluno passe de objeto a sujeito, implicando a sua participação plena, assim ele deixa de ser aluno, para tornar-se parceiro de trabalho.
Para transformar a sala de aula em um local de trabalho conjunto exige competência, exige que o professor conheça cada aluno e assim conheça suas motivações e contexto social, estabelecendo nele confiança e segurança. O professor deve valorizar a experiência do aluno, o que se aprende na escola deve aparecer na vida.
É claro que a escola deve estar preparada para a pesquisa, ela deve fornecer materiais para os alunos, ter uma biblioteca equipada e não apenas livros didáticos. O que muitas vezes vira uma dificuldade, pois não há recursos para tudo. Além disso, a pesquisa leva mais tempo, será preciso reorganizar o currículo escolar em todos os sentidos, bem como a avaliação que precisará ser reformada.
Para a formação de um projeto e um trabalho de pesquisa é preciso levar em conta alguns pontos como: partir de uma hipótese de trabalho, delimitar o tema oferecendo critérios para decidir até onde ir, o que ler e não ler, consolidar a capacidade de explicar as questões, indo às argumentações e contra-argumentações. A verificação da hipótese indica a parte do trabalho em que se responde à pergunta inicial orientadora.
sábado, 8 de novembro de 2008
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