Depois de assitir o filme, achei que seria bom olhar meu trabalho de aprendizagens para acrescentar algumas coisas que achei muito importante de acordo com que assisti.
1- A aprendizagem ocorre apenas na escola?
Não. A aprendizagem não se detém nos limites da escola, sendo importante à interação com meio extra escolar, onde o educando possa socializar saberes.
De acordo com o filme Ms. Holland “Adorável Professor” pude ver de uma forma muito emocionante como a aprendizagem se deu, pois ele saiu dos limites da escola, fazendo com que suas aulas e ensinamentos fossem além desse ambiente e abrangesse a vida dos alunos, ensinando para a vida deles, para que utilizassem dessa aprendizagem nas suas vidas.
O que fez eu ver o quando o professor deve ser presente nas vidas dos alunos, pois ele pode modificar a vida deles.
2- Quando o professor "ensina", sempre ocorre aprendizagem?
A aprendizagem se dá quando o aluno interage com o professor em uma troca de saberes.
De acordo com o filme também pude ver que não, ele era um professor que sabia muito o conteúdo que iria ensinar, mas não tinha a didática para isto. Assim não ocorria a aprendizagem. Ele precisava se interagir com seus alunos, ele ficava muito distante deles, não queria nem saber o nome dos alunos, nada de suas vidas e nem de suas aprendizagens anteriores.
Quando ele se deu por conta que assim ele não estava atingindo seus alunos, começou a perceber mais os mesmos, conhecendo-os, interagindo e assim modificando sua forma de dar alunos e até mesmo ultrapassando as barreiras de uma escola tradicional. Ele inovou, ousou e se apaixonou pela educação, o que fez uma grande diferença para ele e seus alunos.
3- Relate brevemente uma situação real em que você está ensinando.
Através de uma pesquisa sobre determinado assunto seguido de diálogo, curiosidades e participação do grupo, onde todos estarão envolvidos com o professor dentro do processo ensino-aprendizagem.
O professor no filme sentiu quando estava ensinando, foi no momento que ele viu o interesse dos alunos pelas aulas e sentiu que aquilo estava modificando suas vidas, aprimorando seus conhecimentos, fazendo sentindo para eles. Foi quando ele utilizou técnicas para que seus alunos se desenvolvessem, por exemplo, utilizou música que eles estavam acostumados a ouvir para ensinar o ritmo de um instrumento musical da banda.
4- Nesta situação real, como é que você percebe que o seu aluno está aprendendo o que está sendo ensinado?
Através da participação do mesmo, seu envolvimento e interesse seguido de observações constantes do professor durante o trabalho realizado.
Com o tempo o professor Holland, foi ficando mais experiente na educação, ele realmente se apaixonou pela aprendizagem, e seus alunos com o tempo percebiam isto nele, ele era amado por todos, todos queriam participar de suas aulas, escutar seus ensinamentos, ele era amigo e voltado para as causas de seus alunos. Havia respeito e dedicação dos alunos por ele. A cada turma nova que entrava ele modificava suas aulas, inovando sempre, tanto desafios para seus alunos e construindo uma caminhada espetacular na educação.
5- O que ajudou você a organizar a sua situação real relatada? (conhecimentos teóricos, experiências práticas etc.)
Minha situação real, sobre o trabalho através de pesquisas, é organizada através da teoria e prática, pois ambas devem caminhar juntas no processo ensino-aprendizagem.
No filme foi um exemplo muito grande de um professor que só tinha a teoria, e achava que isto bastava, mas logo percebeu que precisava mas que isto, precisava de teoria, prática e paixão.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Thais, interessante esse "casamento" que tu propôs entre o filme assistido e as questões sobre ensino e aprendizagem da atividade anterior. Penso que ao assistir ao filme pudeste retornar as questões anteriores e propor uma nova leitura e reflexões sobre elas. Abração, Sibicca.
Concordo com a Simone, fizestes boas colocações nesta postagem.
Acredito apenas que poderias enriquecê-la colocando o impacto desta reflexões em seu trabalho. As disciplinas deste semestre estão mudando sua prática pedagógica? Como?
Dê exemplos de suas experiências em sala de aula... O que tem ensinado?
Como é que você percebe que o seu aluno está aprendendo o que está sendo ensinado?...
Beijos
Melissa
Postar um comentário