domingo, 18 de novembro de 2007

Reportagem

Estava assistindo a uma reportagem do escritor Daniel Piza no programa do Amauri Jr. este final de semana, e me chamou a atenção o assunto que estavam discutindo no momento, que era a cultura no Brasil, ou até mesmo a falta de cultura e de incentivos para a mesma.

Gostei muito de todas as palavras e pensamentos do Daniel Piza, concordei em todos os momentos com ele, um dos que ele deu como exemplo é do país da Rusia, que é comparado com o Brasil em nível social, ou até mais baixo, e lá um livro não sai da editora com menos de 20 mil exemplares na primeira tiragem, comparando que no Brasil o máximo de tiragem de pequenos livros é de 3 mil exemplares.

Uma vergonha, ele diz que lá todos lêem, existem livros por todas as partes, é um país podre mas de leitores. Existe incentivos para cultura.

Ele coloca também que na música brasileira se espera uma continuidade dos anos 20, 30 até 60 onde se construi um nível musical muito importante para nosso país, mas agora existem muitos músicos bons, mas com músicas horríveis.

Diz ele que o incentivo a cultura no Brasil é muito errado, eles tão incentivos para espectáculos que não precisam, que eles próprios se pagam, já outros ficam fora por causa da burocracia, uma pena mesmo!!!

E o que me chocou muito foi o disser do entrevistador, quando diz que "a televisão está fazendo o papel do educador, a televisão educa mais que as escolas!!!"

Nota zero para ele!!!

Ou melhor talvez a colocação dele faz sentido quando vemos tanto descaso na educação, uma das culpadas é a televisão para tudo isto.

Nenhum comentário: