segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Discutindo as Fases do Adulto

Gostei muito desse texto que escrevi para a aula de Psicologia da Vida Adulta, baseado no texto de Erikso. Resolvi postar ele aqui para que todos possam ver!!!

Os pontos e idéias que mais me chamaram atenção na teoria de Erikson foram é claro as faces da vida e como ele coloca cada uma delas de uma forma que fica fácil se incluir e imaginar como será sua vida, pensar no futuro. O passado todo mundo já sabe, mas estudar e analisar como o nosso psicológico funcionará no futuro é muito bom, pelo menos ter uma noção, pois acredito que tudo varia de acordo com a vida da pessoa, seu emocional, social e físico.
Gostei do texto que fala da crise de identidade dos adolescentes, é fácil perceber, pois já passamos por isto, e é bem como o autor demonstra, um adolescente é sonhador, idealista, leva a sério seus gostos, ídolos, quer liberdade, experimentar coisas novas, aventuras...quem não passou por esta face? É uma das melhores de nossas vidas!
Mas ao mesmo tempo é sinônimo de contradições, de angústias, rebeldias, falta de paciência, conflitos de papéis, assumir um papel diante uma sociedade é algo difícil, e muitas vezes ele é incompreendido por todos.
Fase média da vida, esta me caiu como uma luva, estou bem dentro de tudo, medo de ficar sozinha, de perder o que conquistei, gosto de cuidar dos outros, acho que agora sou responsável até pela minha mãe. Quero ter todos e tudo sobre meu controle. E estou me preocupando mais com minha reforma íntima, do que meu corpo. Cuidar da mente e do espírito.
Hoje me vejo numa passagem entre a fase 6 e 7, e nem estou pensando na fase 8 ainda....Calma Thais!!!
Bom, para finalizar acredito que a teoria de Erikson é realmente boa, ele define muito bem todas as fases, e quando pensamos em idade aproximada para cada fase, precisamos lembrar que estamos falando de vida, e nada mais complexo do que a vida humana, como falei no início, tudo depende das circunstâncias onde o sujeito está inserido para que ele possa absolver ou simplesmente passar reto em determinada fase.


Nenhum comentário: