quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Valorizando a Educação

O texto mostra que segundo Stuart MILL a educação é "tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza”.
Segundo KANT, não podemos, nem nos devemos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; temos segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe. Nem todos somos feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação. Inversamente, há necessidade de homens que tenham, como ideal de vida, o exercício e a cultura do pensamento.
Não concordo com os pensadores em dizer que nem todos somos feitos para refletir, o que há na minha opinião são diferentes tipos de educação e saberes, os quais atingem as necessidades de cada um, e que os mesmos tenham importâncias iguais na aprendizagem. Educação é tudo, vem de casa, se desenvolve com o passar dos anos. É um processo de crescimento do ser humano, é a junção do saber e ser.
Educação é todas as nossas vivências, estamos nos educando a todos os momentos em todos os lugares.
No texto diz que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer, ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.
Ao meu ver, o exemplo educa, todos na hora de aprender temos um ponto de referência, e muitas vezes é na escola que eles tem contato com a educação formal. A educação escolar é uma complementação da educação da família. O sujeito não é uma “Tabula Rasa” como diz o texto, mas um sujeito em construção, que tem passado, que vem de uma educação informal, onde sofreu influências pelo ambiente sócio-cultural, pelo social e cultural onde está inserido. Estas vivências resultam em conhecimentos, experiências, práticas, valores.
Ninguém escapa da educação. Em qualquer lugar ela está, nas ruas, em casa, na escola, na igreja, em vários modos e circunstâncias. Na educação não há uma fórmula única, nem um modelo, a escola não é o único lugar onde se aprende, nem o melhor lugar, a educação está em todos os lugares, é a nossa vida.
Concordo quando no texto diz que: o passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto de princípios que dirigem a educação de hoje; toda nossa história aí deixou traços, como também o deixou a história dos povos que nos precederam.
Realmente acho que o passado histórico contribuiu para nossa educação hoje, pois tudo vem de um exemplo, de uma construção, do sujeito, do meio onde vive, da cultura, e estes modos interverem na educação e seu desenvolvimento.
E por fim, concordo também quando diz que a educação precisa ser mais igualitária, a educação cria no homem um ser novo.

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