Nesta semana posso falar sobre o prazer de ensinar e aprender e o quanto é necessario a reflexão em tudo em que fizemos.
Penso que se não pararmos para pensar e refletir sobre algo que aprendemos ou simplismente fizemos no nosso dia a dia, este mesmo se torna com pouco valor e sem o verdadeiro significado da aprendizagem. Exempo disso seria o uso de um método para a alfabetização, eu não uso um método específico e nem sou contra ou a favor de um, como a verdade absoluta, mas penso que mesmo o método mais duvidoso de se usar, quando é trabalhado de uma maneira reflexiva sobre algo, ele dará certo. Outro ponto é o uso da televisão em casa, me pergunto: será que a televeisão é culpada por tudo? Ou seja, pela falta de atenção e educação que a sociedade vem demostrando? Ou é a falta de reflexão sobre a mesma? Penso que é a falta de reflexão. Pois as informações vem de um jeito ou de outro ao alcançe de nossas crianças toda hora, mas precisamos filtral essas informações muitas vezes desapropriadas para elas, fazer-se pensar sobre a mesma e dialogar entre as famílias. A falta de diálogo entre as famílias hoje é muito grande, e tudo isto acaba refletindo na sala de aula.
O que me fez refletir nesta semana sem dúvida nenhuma é a vontade de dar aulas, tinha esquecido como é bom estar na sala de aula, conversando, aprendendo com os alunos e construindo novas concepções de aprendizagens. Exemplo disso foi nosso projeto de alimentação, que no final foi a nutricionista palestrar para eles, mas quem na verdade deu uma palestra foram os alunos, me orgulhei muito deles, pois sabiam tudo, e participavam e respondiam as perguntas da nutricionista com tanto entusiasmo que todos se encantaram. Como é bom quando algo da certo.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Thais, ótimas as tuas reflexões, nos fazem pensar sobre o sentido da aprendizagem. Abração!!
Postar um comentário