Penso que tecnologia e tudo que utilizamos em sala de aula e para preparar uma aula, e não somente o computador e a internet. Não podemos restringir agora o uso dessas tecnologias a uma boa educação e um bom trabalho, e dizer que somente dessa forma o professor terá sucesso e estará inserindo seus alunos em uma nova pedagogia. Digo isto porque não me sinto menos capaz de desenvolver um trabalho inovador na minha escola só porque não temos internet, e nem muito menos os alunos têm. Mas sinto que são tantas conquistas sociais na comunidade e na vida dos alunos, que a escola proporciona, que com certeza faz a diferença na vida deles.
Entendo que o uso do computador na educação tem o objetivo de facilitar a construção do conhecimento, e a construção e elaboração do processo de aprendizagem. Mas e quando não se tem isso? O que fazer? Será que somos menos privilegiados?
Tenho certeza que não, pois o uso dos computadores para estudantes e para o professor é essencialmente para a pesquisa, mas todos sabem que o único lugar para se pesquisar não é na internet. E nesse mundo cada vez mais informatizado, a escola só terá qualidade se integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico.
Segundo Paulo Freire (2005), a educação sozinha não transforma o mundo, mas transforma as pessoas e, essas sim, transformam o mundo. A necessidade de formar professores autônomos comprometidos, que insiram em sua prática docente a busca constante de informação e atualização profissional para realizar um bom trabalho, é urgente.
Mas não podemos limitar esta pratica somente ao uso do computador e internet, pois ensinar a aprender são desafios que o professor encontrou em todas as décadas de ensino, e a internet é somente mais um desafio de saber usar, de ter um objetivo de quando usar e para quê usar. E não se limitar a este trabalho como a única fonte de conhecimento.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
sábado, 15 de maio de 2010
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Um comentário:
Oi Thais!! Trazes uma crítica muito pertinente ao uso das tecnologias, pois, como estamos debatendo ao longo do curso, elas precisam ser entendidas, primeiramente, como um meio e não como um fim da educação. Abraços!!
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