terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Falando em Inclusão

Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da pessoa com eficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se desenvolve de outra maneira. Isto é, o desenvolvimento, fruto da síntese entre os aspectos orgânicos, socioculturais e emocionais, manifesta-se de forma peculiar e diferenciada em sua organização sociopsicológica. Assim, não podemos avaliar suas ações e compará-las com as demais pessoas, pois cada pessoa se desenvolve de forma única e singular.

Vejo neste sentido que o primeiro passo para inserir estas crianças nas escolas regulares é ter a consciência de que elas são especiais, que existe uma deficiência sim, e que elas têm suas limitações como todas as outras crianças, pois cada uma tem a sua hora e seu momento de despertar, aprender é algo único, e como diz acima, singular.

Nessa forma entendo que a escola, e o papel do professor, são centrais para o desenvolvimento da criança, na medida em que pode proporcionar novas formas de construção do conhecimento.

Nenhum comentário: