terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O USO DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM

Slide 12
nÉ dentro da literatura, no maravilhoso mundo do faz-de-conta que a criança faz a leitura do seu próprio meio, quando internaliza as ações dos personagens e as retrata na sua vida real, sendo a educação a promotora deste papel essencial a todos os seres humanos: poderem desenvolver a liberdade de pensamento e ação.
nA capacidade de imaginar ajuda a criança a responder as suas próprias perguntas e a encontrar respostas para as questões mais inusitadas. Auxilia, também, na formação de conceitos do que é certo e errado, bonito e feio, bom ou mau, pois devido a sua grande capacidade sensitiva, a criança consegue captar as emoções e sensações vividas por cada personagem relatado.
nBettelheim (1980) argumenta que a literatura infantil, para que se torne significativa para a criança, precisa ser estimulante.
nDeve estimular-lhe a imaginação: Ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir situações para os problemas que as perturbam”. (p.13)
nDiversas formas de aprendizagem podem ser desenvolvidas principalmente através da literatura infantil;
nTorna a aprendizagem significativa, prazerosa e lúdica;
nProporciona o despertar dentro de si habilidades e competências;
nEstimula a criança para ser um hábil leitor;
nEsta pesquisa me proporcionou um retorno à sala de aula com um olhar mais investigativo, um olhar que difere daquele que tive em outras práticas pedagógicas, um olhar de pesquisadora que está em constante processo de aperfeiçoamento.
Slide 24

Nenhum comentário: