nA capacidade de imaginar ajuda a criança a responder as suas próprias perguntas e a encontrar respostas para as questões mais inusitadas. Auxilia, também, na formação de conceitos do que é certo e errado, bonito e feio, bom ou mau, pois devido a sua grande capacidade sensitiva, a criança consegue captar as emoções e sensações vividas por cada personagem relatado.
nBettelheim (1980) argumenta que a literatura infantil, para que se torne significativa para a criança, precisa ser estimulante.
n“Deve estimular-lhe a imaginação: Ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir situações para os problemas que as perturbam”. (p.13)
nTorna a aprendizagem significativa, prazerosa e lúdica; nProporciona o despertar dentro de si habilidades e competências; nEstimula a criança para ser um hábil leitor; Slide 24
nDiversas formas de aprendizagem podem ser desenvolvidas principalmente através da literatura infantil;
nEsta pesquisa me proporcionou um retorno à sala de aula com um olhar mais investigativo, um olhar que difere daquele que tive em outras práticas pedagógicas, um olhar de pesquisadora que está em constante processo de aperfeiçoamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário