quinta-feira, 17 de julho de 2008

Resumindo as aprendizagens

Tempo e Espaço

• Tempo: Medida da duração dos fenômenos, período, época. Cada uma parte do compasso.
• Espaço: O firmamento. Período ou intervalo de tempo.
Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais
• Fiz a linha do tempo com meus alunos, achei muito importante este momento como algo que nos aproximou, sempre trabalhei no início do ano questão do “Eu”, mas nada concreto algo que fosse realmente real, este trabalho foi algo que eles construíram e puderam perceber-se dentro de um ambiente familiar, dentro de um grupo social.

Representação do mundo pela Matemática
• Muitas vezes ao desenvolver uma atividade com eles, achava que não iriam conseguir, pensava que era muito difícil para eles e tinha receios. Surpreendi-me todas às vezes, pois os objetivos foram alcançados em todas as atividades e eles tiveram prazer em realiza-las.

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
• A preservação da natureza sempre tão trabalhada em todas as escolas, mas será que estamos fazendo certo? O que está causando o desequilíbrio na natureza? O que podemos fazer?

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
• É a Interdisciplina que liga as demais, nos faz pensar e analisar, buscar novas ferramentas e desenvolver novas aprendizagens.
Conclusão
• A natureza é composta pelo espaço e tempo, através de seus ciclos. A criança precisa ser estimulada a descobrir-se parte de um universo através desse ciclo e sua trajetória de vida. Compreendendo as noções de grandezas e equilíbrio, conhecendo a si mesmo, e buscando formas de representar o mundo através de novas experiências.
Totalidade
• “Uma educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano. Uma educação que se dirige à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um de seus componentes.”

Werthein, 2000

Nenhum comentário: