Trabalhar Estudos Sociais é de extrema importância para a escola, professor, aluno e sociedade, pois trabalhamos com questões como o “Eu”, “Família”, “Localização”, sua origem, estas que reforçam o aluno cidadão, o aluno que é inserido numa sociedade e precisa fazer parte dela com sabedoria e consciência.
Formar um aluno para a vida é o papel que as escolas vem desenvolvendo, ou deveriam, pois chegamos numa era que não basta saber dividir ou somar, precisamos aprender a ser cidadãos melhores, com respeito, valorizando nosso passado e nossas origens. E nada melhor que começar esse processo de cidadania com o “Eu”, pois precisamos em primeiro lugar saber essas nossas origens, nos incluirmos como pessoas e estudantes, saber nosso nome, quem somos, como é o nosso corpo, ampliando nossas relações para o desenvolvimento da socialização. Perceber-se como elemento integrante da sociedade, reconhecendo seus direitos e deveres dentro de um convívio social.
Vejo como é importante estes tópicos levantados para serem trabalhados, entre tantos os outros conteúdos que podem surgir, pois estes temas são geradores de outros temas, trabalhando o Bairro, por exemplo, podemos integrar a Matemática, o Português, a Educação Física, Artes, Informática, Ciências, partindo do ponto que faz parte da sua realidade, do seu convívio, algo que podemos ver, pesquisar, desenvolvendo com a ajuda da família e a comunidade.
Por tanto, digo que Estudos Sociais é o essencial do nosso trabalho, ele trabalha com o que há de mais importante para o professor: o ALUNO, a sua vida e história, o local onde está inserido, seus costumes e sua realidade.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
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