segunda-feira, 27 de abril de 2009

Aprendizagens

“A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até a velhice, de fato quase até a morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender”.Paracelso. É uma loucura nossa vida de estudantes, trabalhadores e muito mais. Às vezes parece que vamos enlouquecer mesmo, mas aí penso o que seria de nossas vidas sem esta aprendizagem, sem esta convivência com o saber, sem este amor por aquilo que víssemos durante anos de nossas vidas?
Falo este texto, pois estudando Piaget está semana me veio a duvida em qual das inteligências é a mais importante hoje em dia? Piaget coloca assim: Podemos definir que, segundo Piaget, o que mantém constante é a ordem dos estágios, mas a interação é única para cada individuo. E o que dirá se um sujeito se encontra em um ou outro período de desenvolvimento não será a sua idade, mas sua interação com o objeto do conhecimento, sua maneira de pensar, refletida no modo como lida com seus problemas da realidade. Os problemas com a realidade são os que mais me assuntam hoje em dia, pois cada vez mais nos deparamos com crianças sem nenhuma estrutura emocional para lidar com os conflitos do dia-a-dia, os quais são cada vez maiores também.
As crianças hoje estão tendo que levar uma vida de adulto, convivendo com dificuldades e questões sobre humanas. São crianças desnutridas, doentes, sem higiene nenhuma, sem carinho, apoio psicológico e totalmente menosprezada pela família.
E então eu pergunto como eles vão aprender algo? Eu costumo dizer que a escola e 4 contra 20. Pois são 4 horas na escola, onde ensinos, passamos valores e aprendizagens, contra 20 horas em casa, onde são desvalorizados, maltratados e esquecidos. Onde nossa sociedade vai parar assim?
Para (INHELDER, BOVET e SINCLAIR, 1977, p. 27). “A influência do meio social pode figurar como fator explicativo de certas aprendizagens ou se a influência do meio está, ela própria, subordinada aos mecanismos reguladores de equilibração”.
Coloco então que como o fator social pode figurar como fator explicativo em certas aprendizagens, ele também pode relacionado na dificuldade na aprendizagem.
Penso, contudo, que o que mais vale hoje em dia é a capacidade do equilíbrio emocional. É você conseguir lidar com seus problemas da realidade, é manter-se forte diante das frustrações e stress. Esta geração não sabe escutar, não sabe ouvir não, não suporta pressões, por que não tem uma base forte, familiar, concreta, onde podem se apoiar e crescer.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais, interessante essas tuas reflexões, pois nos fazem pensar sobre os fatores que podem interferir na aprendizagem e que estão, de certa forma, além da escola. Por outro lado, é importante pensarmos qual a contribuição da escola apesar de tantas dificuldades. Aí temos mais materiais para discussão. Abração, Sibicca