segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vivências

“O Ministério da Educação implementa a política de inclusão educacional, fundamentada os princípios éticos do respeito aos direitos humanos, na proposta pedagógica que propõe ensinar a todos os alunos, valorizando as diferenças de cada um no processo educacional e na concepção política de construção de sistemas educacionais com escolas abertas para todos”.
“Nessa perspectiva, a educação especial envolve um amplo processo de mudanças para a implantação de sistemas educacionais inclusivos, revertendo as propostas convencionais de criar programas especiais para atender, de forma segregada, alunos com necessidades educacionais especiais e inserindo os gestores públicos e os profissionais da educação na elaboração de políticas para todos, que contemplem a diversidade humana”. (INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Dez/2006).
O que eu senti participando dos fóruns e lendo a respeito do assunto, da inclusão, em várias revistas, artigos e notas que saem na imprensa toda hora, é que precisamos ter calma mesmo. Senti que num contexto geral esta política educacional gera conflitos, provoca reflexão e polêmica. Pois trabalhamos, podemos ver aqui nos debates dos fóruns, as diversas idéias e caminhos que provocam a quebra de paradigmas educacionais. Estes mesmos envolvem, entre tantos outros aspectos, a redefinição e organização de uma nova forma de ensinar o pedagógico e o processo de aprendizagem e de ensino.
Nada melhor que a prática para aprendermos a trabalhar com o diferente, acho que incluir esses alunos especiais em sala de aula tem uma vantagem de aumentar o interesse da turma inteira em discutir o assunto, de inserir esses conteúdos diversificados que até tão pouco tempo ninguém falava. Esse assunto proporciona uma chance ímpar a todos para aprender atitudes de solidariedade e cooperação. Alem de aumentar nosso senso critico de olhar o mundo com um aspecto mais humano, respeitando e acabando com o preconceito. Ver o outro e se colocar no seu lugar nos faz pensar em nós e o quanto temos que aprender com as dificuldades e interferir na sociedade lutando por igualdade e oportunidade para todos.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Thais, muito legal essa tua postagem. Trazes referências aos textos e falas das aprendizagens construidas a partir das leituras e discussões sobre a inclusão. Abração, Sibicca

Thais Natali disse...

Este foi o texto dessa semana, os outros são reflexões particulares...